A terapia de casal na Gestalt‑terapia busca restaurar o contato autêntico entre os parceiros.
Os encontros buscam a experiência no momento presente.
O objetivo não é apontar culpados, mas ampliar a consciência sobre fenômenos recorrentes na interação e bloqueios de contato.
A terapeuta atua na facilitação do diálogo genuíno e promove a criatividade, favorecendo escolhas mais conscientes na relação.

Terapia de casal
É uma oportunidade para os parceiros explorarem como se relacionam no aqui e agora.
A proposta é ampliar a consciência de ambos sobre o que está acontecendo entre eles. Assim, podem escolher como desejam se relacionar.
É sugerido que os encontros sejam quinzenais e que cada parceiro continue em seu próprio processo terapêutico individual.
- Ênfase na experiência presente: é trabalhado o que está acontecendo no momento da sessão. Observa-se interações, tensões e afetos.
- Contato e suas interrupções: é exploração de como cada parceiro se aproxima ou evita o outro. É verificado como as interrupções, tais como projeções, introjeções e confluências, atuam no relacionamento.
- Diálogo autêntico: o foco é estimular uma comunicação genuína. É estimulado que cada pessoa possa se expressar e escutar ativamente.
- Bons ajustamentos criativos: a espontaneidade e a experimentação. Busca-se maneiras novas e mais autênticas de estar juntos.
- Campo: o relacionamento afetivo-sexual é trabalhado no contexto social, econômico e histórico.
- Responsabilidade: cada parceiro é encorajado a assumir a responsabilidade por sua parte na dinâmica relacional.
a terapeuta

Simone Villas Bôas Saraiva é psicóloga e gestalt-terapeuta, especialista em gênero e sexualidade pelo CLAM/IMS/UERJ. Experiência clínica em relações hetero e homoafetivos. Atendo demandas como questões de comunicação, conflitos, relações não monogâmicas, estabelecimento de objetivos em comum, entre outras.
Atendimento online.