A psicoterapia individual na Gestalt‑terapia busca restaurar relações genuínas consigo mesmo e com o mundo.
Os encontros buscam a experiência no momento presente.
A terapeuta atua na facilitação do diálogo e promove a criatividade. Isso favorece escolhas mais conscientes em todas as relações, sejam pessoais ou profissionais.

Psicoterapia individual na Gestalt-terapia
Na Gestalt-terapia, o processo da psicoterapia individual é compreendido como um encontro dialógico e experiencial entre terapeuta e cliente.
É sugerido que os encontros sejam semanais com a duração de 50 minutos.
O processo pode ser por tempo determinado (psicoterapia breve) ou indeterminado.
- Awareness: O foco está em se tornar mais consciente do que está sentindo, fazendo e evitando a cada momento.
- Contato: A forma como o cliente se conecta (ou evita) com outras pessoas e situações é trabalhada neste processo.
- Responsabilidade: A Gestalt-terapia promove a apropriação da própria experiência, sem julgamentos, encorajando a autonomia e a capacidade de escolha.
- Experiência no aqui-e-agora: A terapia acontece no momento presente. Memórias e planos são trabalhados conforme se manifestam durante o encontro.
- Relação terapêutica como co-construção: A relação entre terapeuta e cliente é vista como uma via de mão dupla. O terapeuta também se implica no encontro de forma genuína ao utilizar o diálogo e a presença como principais recursos.
a terapeuta

Simone Villas Bôas Saraiva é psicóloga e gestalt-terapeuta, especialista em gênero e sexualidade pelo CLAM/IMS/UERJ. Experiência clínica em demandas relacionadas à transtornos de ansiedade e depressão.
Atendimento online.