Ansiedade e autoimagem

Existe uma pressão generalizada em ser social que recai sobre todos nós. Um sentimento que faz com que algumas pessoas acreditem que não podem demonstrar determinadas emoções em público. É necessário não expressar sentimentos como o medo, nervosismo e ansiedade diante de determinados contextos. Falo aqui hoje sobre uma preocupação excessiva com a autoimagem diante de um outro.

Um estudo da Universidade de Trent, no Reino Unido, demonstrou que sinais de estresse podem ser recebidos de forma positiva. Podem deixar outras pessoas predispostas a desenvolver empatia. Ou seja, tentar esconder determinados sentimentos pode não ser a melhor escolha.

É possível descobrir que a experiência antecipada não é tão assustadora quanto a idealizada inicialmente. Além disso, pode proporcionar um comportamento cooperativo das pessoas ao redor, encontrando confiança para compartilhar.

É absolutamente normal se sentir nervoso e ansioso nessas situações. As pessoas ao redor sabem disso. Elas já passaram por esses momentos também. Os sinais de que você passa, mesmo que de forma inconsciente (e eles existem!), são reconhecidos e geram empatia e identificação, até podem te ajudar a ser mais bem recebido e ouvido.

Há situações em que demonstrar o que se sente não é uma escolha possível. Isso ocorre principalmente em determinados grupos sociais. Por isso, não podemos generalizar sem considerar o contexto. Identificar esses ambientes também é importante, porque a repressão dos efeitos da emoção pode ser adoecedor.

O processo terapêutico deve ajudar no cuidado com o que se sente. Deve também olhar para formas de acolher e integrar os sentimentos ao momento da vida. É importante ver o que é possível fazer com isso. A melhor resposta para as situações, quando há a possibilidade, é ser autêntico.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Simone Villas Bôas Saraiva

Simone Villas Bôas Saraiva

CRP 06/177991
Psicóloga clínica, gestalt-terapeuta, especialista em gênero e sexualidade. Psicoterapeuta com experiência clínica com demandas de estresse, ansiedade e depressão.


Categorias