Psicóloga Simone Villas Bôas Saraiva

psicóloga, gestalt-terapeuta

CRP 06/177991

Autossabotagem

Autossabotagem

Utilizo bastante esse espaço para romper com alguns termos e jargões que encontramos por aí que acabam por trazer uma perspectiva enviesada de certos comportamentos. Hoje trago o termo autossabotagem. 

Deparo com diversas demandas que chegam a partir desta visão na prática psicoterapêutica. Quase tudo que é levado para o terapeuta pode ser lido como autossabotagem. Afinal, a necessidade de buscar esse tipo de ajuda surge do não conseguir lidar, fazer ou alcançar determinado objetivo sem um acompanhamento profissional.

De não conseguir manter relacionamentos afetivos a perseguir um objetivo sem sucesso, é possível encontrar uma infinidade de maneiras de se responsabilizar em excesso. Na prática, não funciona exatamente assim. 

Qualquer demanda trazida pode ser investigada a partir de um indivíduo, mas não só. É preciso compreender o que vem das relações construídas, do ambiente e até mesmo do contexto sócio-histórico. Não somos sujeitos desconectados do meio. Reagimos e interagimos com as condições e situações que nos deparamos. 

As demandas de hoje não são as mesmas de um século atrás (e ainda bem!). Elas mudam de acordo com as necessidades, o estilo de vida, a forma como trabalhamos, estabelecemos conexões e nos adaptamos ao que é oferecido. Por isso, a investigação do porquê não conseguir certas coisas deve focar menos em descrever o que significa a autossabotagem e mais em traçar um caminho que leve a uma consciência do que emerge. O que se busca é o que se quer ou é algo que alguém disse que deve se querer?

Muitas vezes, o organismo só está tentando se proteger, reagindo aos estímulos da maneira que lhe é confortável. Entender o conforto é importante para verificar se há algo que precisa mudar ou não. Compreender fenomenologicamente a demanda trazida ao consultório é a chave para transformar o que incomoda, seja mudança ou acolhimento do que se é.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Simone Villas Bôas Saraiva

Simone Villas Bôas Saraiva

CRP 06/177991
Psicóloga clínica, gestalt-terapeuta, especialista em gênero e sexualidade. Psicoterapeuta com experiência clínica com demandas de estresse, ansiedade e depressão.


Categorias