Psicóloga Simone Villas Bôas Saraiva

psicóloga, gestalt-terapeuta

CRP 06/177991

Existe alta da terapia?

Existe alta da terapia?

Algo que não falamos com frequência é sobre o momento de encerrar o processo psicoterapêutico. Mesmo que eu acredite que a terapia faz sentido para toda a vida, também acredito que há abordagens e terapeutas para cada momento e para cada objetivo. Você já pensa sobre uma alta da terapia?

A motivação para o encerramento pode e deve ser compartilhada durante o encontro, pois a relação terapêutica pode ajudar também aqui.

Procuro empoderar o consulente para tomar decisões como esta, pois esta é a sua vida e seu próprio processo. Faz parte do meu trabalho estimular a consciência sobre o processo a cada encontro. A alta não seria diferente.

O motivo para o encerramento pode ser a conclusão satisfatória de uma situação. Pode ser também o fim da construção de um determinado repertório de recursos. Uma boa alta para mim é a que provém autonomia.

No entanto, a motivação para encerrar o processo pode ser a impossibilidade de contatar determinadas situações. Não há nenhum mal nisso. Nem sempre se tem o que é necessário para certas tarefas. Nestes casos, deixo o convite para que este tema seja nomeado e fechado, aguardando melhor momento ou melhor oportunidade para ser retomado.

O encerramento do ciclo terapêutico existe, sim. E não há motivo certo ou errado para isso.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Simone Villas Bôas Saraiva

Simone Villas Bôas Saraiva

CRP 06/177991
Psicóloga clínica, gestalt-terapeuta, especialista em gênero e sexualidade. Psicoterapeuta com experiência clínica com demandas de estresse, ansiedade e depressão.


Categorias