Psicóloga Simone Villas Bôas Saraiva

psicóloga, gestalt-terapeuta

CRP 06/177991

Como começar a psicoterapia

começar terapia

Quero deixar esse texto para leitores que desejam atendimento psicológico, mas se perguntam: Como começar a psicoterapia? 

Preciso dizer que não há um passo a passo que te oferece a terapia perfeita. Posso oferecer algumas recomendações que auxiliam na busca:

Dê o primeiro passo

Você acredita que a psicoterapia pode trazer benefícios e saúde para suas vivências e relações? Permita-se buscar esse tipo de acolhimento de forma genuína. Não faça por ninguém mais a não ser você mesmo. Encare como uma forma de empenho no seu próprio crescimento.  

Abra espaço para que as possibilidades possam nascer

Em todo o processo, se mantenha aberto. Não espere pela resolução de todos os problemas em um piscar de olhos. A terapia muitas vezes é sobre encontrar as perguntas certas e se conectar com o que você realmente quer. Pode ser acolhimento, aprender a lidar melhor com alguma coisa, fazer diferente ou recomeçar do zero. Apenas se mantenha aberto, entendendo que é necessário estar ali e se permitindo dar uma chance a essa relação. 

Vá no seu ritmo

Não precisa contar a sua vida inteira se não se sentir confortável. Quando você inicia, leva um retrato instantâneo de si mesmo. A partir dessa imagem, o terapeuta pode buscar boas perguntas para te ajudar a compreender melhor as demandas expostas. A psicoterapia pode ser definida como um convite para refletir sobre situações recorrentes para poder fazer diferente. 

É possível escolher o tipo, até se adaptar

É necessário que você desenvolva uma confiança no terapeuta. Não basta escolher um profissional que seja incrível, com boas recomendações e experiente. É preciso que haja uma conexão e que você consiga enxergar algo que te permita se abrir e florescer. Na primeira vez, pergunte sobre a abordagem e como funcionam os encontros. Entenda se este formato funciona para ti, se se sente confortável o espaço ofertado.

É só chegar

Da forma como você estiver, com qualquer humor, apenas comece. O profissional está pronto para te receber e acolher. Não há promessa de cura. No entanto, verifique se é possível estabelecer uma parceria na busca o que é possível com os recursos disponíveis.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Simone Villas Bôas Saraiva

Simone Villas Bôas Saraiva

CRP 06/177991
Psicóloga clínica, gestalt-terapeuta, especialista em gênero e sexualidade. Psicoterapeuta com experiência clínica com demandas de estresse, ansiedade e depressão.


Categorias