-
Autossabotagem
É possível encontrar uma infinidade de maneiras de se responsabilizar em excesso. Na prática, não funciona exatamente assim. Como definir autossabotagem?
-
Trabalho e gênero: desafios pandêmicos
Sistemas íntimos e profissionais são afetados pelos fenômenos coletivos, como pandemia e mudanças nos paradigmas de trabalho e gênero.
-
Pecados capitais
As emoções que julgamos como negativas, como os pecados capitais, conversam com as necessidades. Ouvi-las e aceitá-las é melhor do que as reprimir.
-
Terapia como uma corrida de longa distância
Não é possível mudar comportamentos e ações de uma vida inteira apenas tomando uma decisão diferente a partir de uma sessão de terapia.
-
Crenças limitantes
Ideias ditas uma vez só ou repetidas muitas vezes acabam por se tornar crenças limitantes internalizadas sem questionamento.
-
Ansiedade saudável?
Existe ansiedade saudável? Pouco se fala da importância de dialogar com a ansiedade e buscar entender como e quando ela aparece.
-
Papeis exercidos nos sistemas
Papéis exercidos nos sistemas podem ser reescritos de acordo com como a pessoa se sente e como as relações se dão.
-
A diferença entre remédio e veneno
O que diferencia remédio e veneno? É preciso romper com a promessa daquela teoria milagrosa que promete mundos e fundos.
-
Teoria geral dos sistemas
A teoria geral dos sistemas na Gestalt-terapia ajuda a compreender como pessoas se ordenam nos diversos ambientes aos quais pertence
-
Poder celebrar
Finalizar algo e correr ansioso para o próximo marco é perder a chance de registrar o acontecimento no agora.
-
Psicologia e política
Psicologia e política se misturam? Não posso me manifestar a favor deste ou daquele candidato, mas é meu dever não me omitir diante da violação de direitos.